Bem vindos ao Clube!

O Clube da História é um projeto de quatro professores de Brasília que acreditam que viajar é a melhor forma de aprender. Por que melhor do que falar sobre o que se leu, é falar sobre o que se viu...


Boa viagem!

Equipe Clube da História

Equipe Clube da História

Pesquise no Clube da história

Mostrando postagens com marcador viagem de carro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador viagem de carro. Mostrar todas as postagens

sábado, 9 de janeiro de 2010

Carpe Diem

Do carro, no estado de São Paulo, escrevo minhas considerações finais sobre a viagem. Se me perguntarem se eu imaginava ver tudo que vi, digo que não. Não imaginava nem a metade.  Rios, estradas, pontes, lugares, musicas e pessoas. 15 dias pelo Mercosul com 3 camaradas capazes de tornar até as dificuldades engraçadas. Multas, propinas, dormidas ruins... mas ninguém nunca reclamou e diante dos problemas a gente tomou a única atitude que poderia ser tomada: resolver.

Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai... de Foz do Iguaçu ao litoral catarinense. Sinto que se passou um mês e apesar de já ter viajado muito, posso dizer com satisfação que pela primeira vez depois de adulto tive férias. E essas foram as férias que sempre quis ter, resultado do nosso próprio esforço... da crença que a gente vai chegar lá, mesmo sem saber onde isso fica.

A construção desse projeto, a contrução da nossa experiência depende apenas do nosso esforço e capacidade de fazer acontecer. Sonhos não são impossíveis. Quantos realizamos aqui? Andar de helicóptero não é coisa de rico e se quando criança seu pai não pode te levar ao Beto Carrero, cresça e vá você mesmo! E nós fomos onde quisemos e fizemos tudo que deu na telha. Dançamos tango, paramos para ver o por do sol, nadamos na praia, celebramos e brindamos várias vezes. Brindamos o momento, a vida, a oportunidade de compartilhar tudo aquilo e a cada brinde vinha o desejo de um ano ainda melhor.

Queremos mais... cada um agora volta a rotina, segue o seu caminho, mas mais virá. Virtude e fortuna dizia Maquiavel. Virtude são nossa habilidades e fortuna as oportunidades. Usando as habilidades nas oportunidades as coisas acontecem. As habilidades dependem de nós e as oportunidades nós buscamos, nada cai do céu e os objetivos de nossas vidas somos nós que traçamos. Ainda não sei qual é o meu, mas uma coisa é certa: queremos viajar mais, queremos liberdade, independência. Vamos fazer por onde.

2010 começa com o brilhantismo de 4 países, 7 estados, 10 cidades e mais de 7.000 km pelo Mercosul. Lembranças que serão contadas ainda por muito tempo, por toda a vida. E é isso que somos, o conjunto das experiências que carregamos na memória.

Eu vi e vivi. Dinheiro não temos muito, mas caixão não tem gaveta... então carpe diem!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Da Argentina ao Uruguai

Buenos Aires agora vai ficando para trás, ainda pela manhã pegamos a estrada, depois de um rápido café da manhã e do carro na porta do hostel Rancho Urbano era hora da saída definitiva, com e-mails dos novos amigos que criamos e malas no carro a avenida Corrientes 4139 agora fazia parte de um passado. Para uma saída mais rápida do grande centro urbano em Buenos Aires dispõe de longas auto pistas, com velocidades de até 130 Km/h que convidava para um ecesso, não deu outra, nos encontravamos já a 175 por hora e a última barreira policial fomos pego, o guarda nos acusava da velocidade, não tinha como negar, documentos entregues e nos dirigimos a um trailer da polícia, o guarda nos apresentou uma multa escrita a mão de 1095 pesos (algo em torno de 600 reais) para amendrontar mais ainda os viajantes, sem nada de pesos nos bolsos, apenas a grana para dos pedágios, um breve silêncio na cabine, então o velho vestido de policial disse: “Quanto os senhores tem de peso ai?” Juntamos tudo o que tinhamos e pagamos nossa saída.


 Parados na Fronteira Argentina - Uruguai na altura de Colón
 
Agora era correr para sair o mais rápido possível da Argentina, mas uma bela surpresa nos aguardava, uma “trancadeira” (conhecida no Brasil como congestionamento) de 5 horas para atravessar a fronteira com o Uruguai. Depois de um longo momento de espera e passaportes carimbados estávamos na nossa antiga província do prata.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Trip´s set list



Uma boa viagem depende de boa música, ou de muita música, não necessariamente elas são todas boas! Acabo de montar o nosso set list que vai carregado no meu IPod Touch 8 Gb. Ele vai acopanhado com o cabo de sincronia, carregado veicular e cado P2 / P2 para conectar na entrada auxiliar do Sony Explode que nos acompanha. Considero, nesse caso, a conexão via cabo melhor que a via rádio, pois não tem o risco de interferência.

Resumo da ópera: 2.523 músicas nacionais e internacionais em 7.42 GB. Ano passado, confesso que fui para Machu Pichu ao som de Jason Mraz ouvindo I´m Yours graças a um grande engano da vida... se arrependimento matasse! Esse ano, creio a bola da vez será John Legends com Everybody Knows e Cachorro Grande com Sinceramente. É claro que durante o percurso Tangos Argentinos e Sertanejos Guarani serão tocados, acompanhados de muito vinho hermano!

So... let´s play it!

Capa de Proteção Frontal




Ontem, enquanto Eldon e Alfredo curtiam com suas famílias em Goiânia, eu e Anderson instalávamos a capa de proteção frontal no carango. Nos encontramos no Bar do Júnior, QI 28 do Guará II, perto da casa do meu grande amigo Rodrigo (que estudou comigo no EUA) e que também estava presente, tomamos uma cerveja, comemos um churrasquinho e depois: mãos a obra!

No vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=A4xUAwtWHK4), o camarada faz parecer fácil... mas não é bem assim, principalmente depois de algumas Antárticas e uma Laurentina (cerveja moçambicana, presente do Rodrigo).

A idéia da capa é projeter o veículo de arranhões, muito comum na parte frontal durante longas viagens. Compramos pela internet na www.autocapas.com. A empresa é séria e entregou via sedex no prazo informado. O valor com o envio foi de R$ 212,19. Não é barato, mas vale a pena.

É claro que o carro não fica bonito... foi com uma cara de tentativa batmóvel. Mas revisado, limpo e com capa... o carango do Anderson está pronto para cair conosco na estrada!

Feliz Noite Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Finalmente Férias

Hoje, dia 23 de dezembro de 2009, terceiro dia do solstício de verão, primeiro dia da tão esperada: FÉRIAS! Embora só curtimos esse status após as 16h. E ainda sim estamos felizes. Felizes de finalmente poder entrar no carro, ligar o notebook no adapatador 12 volts e digitar essas palavras na estrada rumo a Goiânia.
 Saímos mais cedo. Eu (Eldon) e Alfredo antecipamos nossa saída de Brasília para reencontrar nossos amigos e familiares que, no percurso da vida, vão ficando para trás, mas, jamais esquecidos. O grupo da viagem (Eldon, Alfredo, Aurélio e Anderson) se reunirá novamente dia 25 para o fechamento dos preparativos e o jantar de abertura oficial da viagem. Pode parecer idiota ter tudo isso programado, mas o êxito de uma jornada como essa depende de pequenos detalhes.

E como não ficar empolgado com o vento batendo no lado direito do meu rosto a 140 km/h, curtindo um bom som, as formas indefinidas das nuvens no céu azul, os raios do sol durante o fim da tarde, ou pelo simples fato de poder ficar 12 h seguidas conversando com camaradas sobre aflições, angústias, projetos, expectativas, enfim: VIDA! É engraçado ir com o que ficou. Pensando como será quando voltarmos. A casa, o emprego, o trânsito, os amores, os amigos, as pessoas... Talvez, continue tudo a mesma coisa. Mas de uma coisa temos certeza: NÃO SEREMOS OS MESMOS!!!

Imagine quantos pensamentos e reflexões existirão em 384 horas, 6500 km, 600 litros de gasolina  e a infinita capacidade de produzir idéias do ser humano?! A isso damos o nome de VIAGEM. :-)

Obs.: publicamos este post a 160 km/h no meio da BR 060 no km... p. não deu pra ver a placa. Ae Alfredo, vai mais devagar maldito... Tim, viver sem fronteiras. Obrigado @ocriador pela tecnologia nos cerca... Inté!!! :-)

domingo, 20 de dezembro de 2009

O "Cair na Estrada"

Muitos talvez não entendam, mas “cair na estrada” não é só uma expressão do vocabulário mochilês, ele representa a liberdade de sair pelo mundo e ver... ver o que você quiser... experimentar, conhecer, aprender, tudo faz parte do “cair na estrada”.

Já caí várias vezes e ainda pretendo cair muitas! Mas uma das coisas mais interessantes sobre a expressão é que poder dizer “vou cair na estrada” demanda planejamento, compromisso, ansiedade... é um direito adquirido diante do seu esforço, a recompensa grandiosa de um longo ano de trabalho. E o resultado desse esforço é poder dizer: “vou cair na estrada!” E não interessa para onde seja... pode ser até na cidade vizinha, mas quem cai na estrada de verdade diz com água na boca.

Viajar é tão prazeroso que deveria estar no hall dos 7 pecados capitais, mas como não está: vamos cair na estrada!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hotéis reservados

Senhores viajantes e internautas:

O nosso hermano de viagem Aurélio acabou de fazer as reservas nos hotéis. Os valores e reservas abaixo referem-se a quatro pessoas.

Foram eles:

Hotel em Londrina
- http://www.thomasi.com/ - Valor: R$ 145,00

Hotel em Foz do Iguaçu - http://www.hostelbambu.com - Valor: R$ 229,83

Hostel em Buenos Aires - http://www.ranchourbano.com.ar/ - Valor: R$ 380,92

Hotel em Punta Del Este
http://www.hosteldelpatio.com/ - Valor: R$ 721,96

Hotel em Floripa - http://www.backpackersfloripa.com - Valor: R$ 632,62


TOTAL: R$ 2.115,00

Contagem regressiva; faltam 8 dias!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Carta Verde

Esse é o documento necessário para a entrada de veículos brasileiros em solo argentino em um acordo firmado entre os países que fazem parte do Mercosul, apenas por um detalhe, a cobertura do seguro. Um valor pago por sete dias de R$ 149,00 que funciona como uma espécie de DPVAT para fora do Brasil. Com indenização de danos materiais de 40 mil reais e danos corporais de 200 mil reais. Isso por que, conforme foi me relatado pelo corretor que prestou meu atendimento, a Argentina tem uma melhor estrutura de indenizações e seguros privados frente a brasileira e daí ao firmar um acordo de livre circulação entre os dois países o Brasil teve que se adequar a essa situação (imagine, se eu der uma surra num argentino o f.d.p. recebe uns 200 mil! vou provocar, fazer atravessar a fronteira e então SURRA!). Também foi me relatado que é esse o primeiro ponto verificado numa blitz em solo hermano, tem casos de viajantes que foram parados em barreiras policiais a 50 km da divisa Brasil Argentina numa sexta a tarde e por não ter a tal carta verde foram impedidos de seguir com o veículo por 3 dias, ou seja, até segunda, quando foi enviado a tal carta verde, lembrando, o impedimento não é sobre as pessoas mas sobre o veículo. Sua aquisição é bastante simples, bastando apenas se dirigir a uma corretora, muitas se negam, pois para esse serviço recebem apenas R$10,00 ou menos que isso, então vale achar uma que queira fazer o serviço, pois com documento do carro no seu nome, identidade é feito e não leva mais que quarenta minutos. Aqui em Brasília fio até a Porto Seguro e tratei com a seguradora Viott, camarada prestativo e ágil. Agora Carta Verde na mão é hora de tomar a vacina da febre amarela, pois a minha já fez 10 anos, trocar alguns reais por dólares e torcer para meu cartão não dê DENEGRIDO quando estiver fora!