Bem vindos ao Clube!

O Clube da História é um projeto de quatro professores de Brasília que acreditam que viajar é a melhor forma de aprender. Por que melhor do que falar sobre o que se leu, é falar sobre o que se viu...


Boa viagem!

Equipe Clube da História

Equipe Clube da História

Pesquise no Clube da história

Mostrando postagens com marcador carpe diem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador carpe diem. Mostrar todas as postagens

sábado, 9 de janeiro de 2010

Carpe Diem

Do carro, no estado de São Paulo, escrevo minhas considerações finais sobre a viagem. Se me perguntarem se eu imaginava ver tudo que vi, digo que não. Não imaginava nem a metade.  Rios, estradas, pontes, lugares, musicas e pessoas. 15 dias pelo Mercosul com 3 camaradas capazes de tornar até as dificuldades engraçadas. Multas, propinas, dormidas ruins... mas ninguém nunca reclamou e diante dos problemas a gente tomou a única atitude que poderia ser tomada: resolver.

Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai... de Foz do Iguaçu ao litoral catarinense. Sinto que se passou um mês e apesar de já ter viajado muito, posso dizer com satisfação que pela primeira vez depois de adulto tive férias. E essas foram as férias que sempre quis ter, resultado do nosso próprio esforço... da crença que a gente vai chegar lá, mesmo sem saber onde isso fica.

A construção desse projeto, a contrução da nossa experiência depende apenas do nosso esforço e capacidade de fazer acontecer. Sonhos não são impossíveis. Quantos realizamos aqui? Andar de helicóptero não é coisa de rico e se quando criança seu pai não pode te levar ao Beto Carrero, cresça e vá você mesmo! E nós fomos onde quisemos e fizemos tudo que deu na telha. Dançamos tango, paramos para ver o por do sol, nadamos na praia, celebramos e brindamos várias vezes. Brindamos o momento, a vida, a oportunidade de compartilhar tudo aquilo e a cada brinde vinha o desejo de um ano ainda melhor.

Queremos mais... cada um agora volta a rotina, segue o seu caminho, mas mais virá. Virtude e fortuna dizia Maquiavel. Virtude são nossa habilidades e fortuna as oportunidades. Usando as habilidades nas oportunidades as coisas acontecem. As habilidades dependem de nós e as oportunidades nós buscamos, nada cai do céu e os objetivos de nossas vidas somos nós que traçamos. Ainda não sei qual é o meu, mas uma coisa é certa: queremos viajar mais, queremos liberdade, independência. Vamos fazer por onde.

2010 começa com o brilhantismo de 4 países, 7 estados, 10 cidades e mais de 7.000 km pelo Mercosul. Lembranças que serão contadas ainda por muito tempo, por toda a vida. E é isso que somos, o conjunto das experiências que carregamos na memória.

Eu vi e vivi. Dinheiro não temos muito, mas caixão não tem gaveta... então carpe diem!