Bem vindos ao Clube!

O Clube da História é um projeto de quatro professores de Brasília que acreditam que viajar é a melhor forma de aprender. Por que melhor do que falar sobre o que se leu, é falar sobre o que se viu...


Boa viagem!

Equipe Clube da História

Equipe Clube da História

Pesquise no Clube da história

Mostrando postagens com marcador amazonas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador amazonas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Navegando ao encontro das Águas

Fotos e Colagem: Eldon Clayton


Ontem navegamos pelo Rio Negro até seu encontro com o Solimões, daí viram Amazonas. É de fato inimaginável a grandeza desses rios, nenhuma palavra serviria para traduzir o que vimos. Parecia de início um simples passeio, até sermos levados a uma comunidade ribeirinha, dessas que vivem em casas flutuantes. Conhecemos ali uma outra Manaus que funciona sobre as águas, pois eram casas, mercados, postos de gasolina, fábrica de gelo e muitos barcos... Tudo flutuando... As casas são rústicas sem energia, sem computador, internet... as pessoas são  humildes, caboclos que passam horas sentados nas suas varandas, cercados por água e tem como jardins a selva. Fomos convidados a entrar na mata, uma trilha incrível e uma forte chuva tropical, ficamos encharcados, mas felizes. Me senti em capítulo de um livro de geografia, no capítulo que fala sobre igapó, igarapé, seringueira, vitoria-regia,  índios ... Foi fantástico! Almoçamos em um restaurante flutuante no meio do rio e regressamos delirando, afinal ainda é o segundo dia de viagem e hoje  partiremos rumo à Venezuela, serão mais 40 horas de ônibus até Porto La Cruz, sempre atentos com o horário e com as mochilas.

Estamos sentindo muito a falta do parceiro Anderson Camelo...