Bem vindos ao Clube!

O Clube da História é um projeto de quatro professores de Brasília que acreditam que viajar é a melhor forma de aprender. Por que melhor do que falar sobre o que se leu, é falar sobre o que se viu...


Boa viagem!

Equipe Clube da História

Equipe Clube da História

Pesquise no Clube da história

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Ilha de Margarita...

Por do sol em Juangrego. Foto: Aurélio Araújo

Ao ler o Guia do Mochileiro viajante para a América do Sul, não fazia idéia que a Ilha estava além de suas praias. Atravessamos o mar do caribe em um ferry boat e chegamos a ilha caribenha de Margarita. Entre a Playa de La Agua, Playa Parquito, La Restinga, Punta de Piedras, Isla de Coche, Juangriego e muito mais, conhecemos os quatro canto da terra onde se bebe mais rum do que qualquer outra coisa...

O caribe filtrou nossas cabeças dos problemas, das bigornas da realidade que nos pressionam todos os dias, aqui descansamos, aprendemos... por uma semana tivemos uma vida caribeña, sem planos, sem hora, sem preocupações. A preocupação era dormir ou ir a praia, havaianas ou descalço, caminhando ou de taxi? Isso nos ajudou a perceber que as vezes precisamos parar um pouco para simplesmente viver.

Em Margarita vimos o caribe e decidimos que temos muito mais para ver, de Margarita nasce um novo projeto para Cuba em 2013, em Margarita passamos o ano novo na beira da praia comemorando o fato de simplesmente estar, celebrando a vida. Cada um de nós superou muitos obstáculos para chegar aqui, cada um de nós sabe o que significa fincar a bandeira em mais um território. O por do sol em Juangriego nos lavou a alma e nos disse para seguir em frente, nunca deixar de ser quem somos e sempre buscar um novo desafio. Esses breves momentos de liberdade, dão mais sentido a nossa realidade, nos mostra por que trabalhar tanto. Desfrutar do sol se escondendo atrás do mar trás poesia para vida e tira um pouco da dureza do cotidiano.

O ônibus, o pé, o barco, o avião, o ferry boat nos levam a fortalecer quem somos, comemos por 5, 10, 30 e 100 reais. Dormimos bem, dormimos mal e não dormimos. A vida são as histórias que contamos do vivemos, mais do que ter eu quero e viver e aprender, aprendendo do meu jeito... aprender viajando.

Amanhã partimos para Caracas, lá saímos do espírito caribeño e entramos no mundo de Simón Bolivar e também, por que não dizer, no mundo de Hugo Chavez. Em breve, Fidel Castro nos aguarde!

Um comentário: